JULIE DA ILHA

A jovem escocesa JULIE FOWLIS é, muito provavelmente, a maior revelação da música tradicional celta dos últimos anos. Nascida e criada na pequena ilha escocesa de North Uist, Julie começou a sua carreira em 2004 como integrante do sexteto feminino Dòchas. Logo depois decidiu lançar-se na carreira solo. O seu primeiro álbum Mar a Tha Mo Chridhe (Como é o Meu Coração), lançado em 2005, foi recebido com grande entusiasmo tanto pela crítica como pelos fãs da música celta. O álbum Cuilidh, lançado em Março de 2007, superou o sucesso do seu predecessor. Vejamos Julie Fowlis a cantar a canção Òganaich Uir a Rinna M'Fhàgail (Ai Nobre Jovem Que Me Abandonou), que tem tudo que há de melhor na música gaélica:

4 comentários:

António Pires disse...

Eleritz:

Tive imensa pena de não ter visto a Julie Fowlis na Womex, em Sevilha: ela actuou ao mesmo tempo que a Mayra Andrade (a Julie no Teatro Lope de Vega; a Mayra num dos pavilhões) e optei por ficar a ver a Mayra... Mas não me escapa um dia destes...

ELERITZ disse...

antónio: esperemos que julie venha a portugal mais rápido possível, seguindo os passos de muitas outras cantoras celtas, como keren matherson dos capercaillie.

Unknown disse...

Se estavam à espera da Julie Fowlis ela vem a Portugal a um novo evento, que entre outras coisas tem um Festival Internacional de Música Folk. Chama-se Galaicofolia, mas podem confirmar em www.galaicofolia.com.

Bons concertos.

Carlos Pinto da Costa disse...

Há algum tempo que acompanho o percurso da Julie Fowlis e fico muito contente por verificar que não sou o único. Sem dúvida uma grande cantora cuja obra artística reflecte o quanto a preservação de uma identidade cultural é importante e pode ser feita com elevação artística.
Com certeza não irei perder o Galaicofolia!! Obrigado Rui...